Apesar da longa antecedência, a discussão acerca de uma audiência pública sobre a despoluição da Lagoa de Imboassica foi a que envolveu mais vereadores na Câmara de Macaé, nesta terça-feira (2). O requerimento aprovado, do líder do governo Luciano Diniz (Cidadania), marca o evento para 21 de setembro, Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Lagoas.
O presidente Cesinha (Solidariedade) foi o primeiro a falar. “Com o 4º termo aditivo ao contrato com a BRK Ambiental, já temos o compromisso da empresa em despoluir totalmente a Lagoa”. Luciano confirmou e disse que as secretarias do Meio Ambiente e de Infraestrutura estão acompanhando a situação. “Já tomei banho na Lagoa. Precisamos devolver a ela a plena balneabilidade”.
Ele mencionou a proliferação de mosquitos devido ao esgoto sem tratamento e antecipou que a audiência envolverá também universidades, associações de moradores, BRK, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre outras entidades e setores da sociedade.
Amaro Luiz (PRTB) questionou o contrato inicial de saneamento da cidade com a concessionária, aprovado no governo Riverton Mussi (2005-2012) e que entrou em execução na gestão Dr. Aluízio (2013-2020).
CEI da BRK
“Eu sempre questiono se houve negligência ou conivência naquele contrato” afirmou Amaro, que presidiu a Comissão Especial de Investigação (CEI) da BRK. Cesinha lembrou que os resultados da comissão não foram apresentados devido a uma liminar da Justiça concedida à representação da gestão passada do município.
Amaro completou que a decisão apenas atrasou as conclusões da CEI. O relator Edson Chiquini (PSD) frisou que os trabalhos serão terminados, e denunciou despejo de esgoto in natura do Parque Valentina Miranda, na Praia de Imbetiba.
Audiência sobre violência nas escolas
Cesinha e Marlon Lima (PDT) reforçaram o convite à população para audiência pública a ser realizada nesta quarta-feira (3), às 16h, no Centro Cultural do Legislativo. O presidente evidenciou a necessidade de representação das secretarias de Educação, Mobilidade Urbana, da Ordem Pública, Procuradoria, e Controladoria do Executivo.
“Seria muito bom se o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) comparecesse”, enfatizou, acrescentando que foram convidadas todas as autoridades e instituições ligadas ao tema, como 32º Batalhão da PM, Polícia Civil e Ministério Público. Já Marlon confirmou a presença do juiz Wycliff de Melo Couto, que também abordou o tema em visita recente à Casa.