Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

LDO é aprovada com 91 emendas parlamentares

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">&nbsp;A proposta do Executivo teve apenas um voto contrário, do vereador Amaro Luiz da Silva (PRB).</span>

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2016 foi aprovado, nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Macaé. A proposta do Executivo teve apenas um voto contrário, do vereador Amaro Luiz da Silva (PRB). Os demais parlamentares votaram a favor da LDO, apesar de Igor Sardinha (PRB), Chico Machado e Maxwell Vaz (SD) terem feito inúmeras ressalvas ao texto do projeto.
 

O vereador Amaro Luiz justificou o seu voto contrário à LDO. “Votei contra porque o projeto tinha muitos pontos que contrariavam a Lei de Responsabilidade Fiscal e carecia de uma adequada análise contábil”, explicou.
 

As 23 emendas da bancada governista foram aprovadas em bloco e os autores foram os parlamentares Nilton César Moreira (PROS), George Jardim (PMDB), Luciano Diniz (PT), Lúcio Mauro Junger (PMDB), Welberth Rezende (PPS), Manoel Francisco Neto (PR) e Paulo Antunes (PMDB).
 

Dentre as propostas estavam a urbanização de ruas e estradas; a construção de praças, pontes, passarelas e rampas; a substituição da rede de abastecimento de água na Região Serrana; benfeitorias em escolas; revitalização do canal do Capote; pavimentação e asfalto na Aroeira e Morro de São Jorge; macrodrenagem nas áreas mais afetadas pelos alagamentos; construção de capela mortuária na Serra e na Ajuda; fomento de bolsa de pesquisa universitária; obras de infraestrutura em diversos bairros; construção de rede de esgoto na Região Serrana; criação do Parque da Restinga da Praia do Pecado; implantação do programa Remédio em Casa; construção de creche, e colocação de tela e grama sintética em quadras esportivas.
 

Conforme colocado por Igor Sardinha, a Serra foi o destaque entre as emendas parlamentares da bancada governistas. A região recebeu grande número de propostas de emendas à LDO, sobretudo por parte do vereador George Jardim. “Isso mostra o estado de abandono em que se encontra a Região Serrana, onde o poder público é omisso”, destacou Igor.

 

Oposição tem cinco emendas rejeitadas

Ao todo, a LDO recebeu 96 emendas parlamentares (23 da bancada governista e 73 dos vereadores de oposição), cinco delas, de autoria do vereador Igor Sardinha, foram rejeitadas. Tais emendas propunham: a redução do limite de endividamento do município de 50% para 30%; o fim dos remanejamentos de verbas destinadas ao Orçamento Participativo (OP); a publicação do percentual do orçamento remanejado até aquele momento, sempre que for feita uma publicação de remanejamento orçamentário pelo Executivo; e o envio das suplementações orçamentárias para o Legislativo antes da sua implementação.
 

Sob a alegação de que tais medidas engessariam a administração municipal, o líder da bancada governista, Julio César de Barros (PPL), e o vereador Paulo Antunes (PMDB) se posicionaram contrários às propostas de Igor. Julinho do Aeroporto ainda pediu que a bancada governista acompanhasse o seu voto e rejeitasse as emendas, no que foi prontamente atendido.
 

Maxwell Vaz (SD), Chico Machado, Amaro Luiz (PRB) e Marcel Silvano (PT) – além do próprio Igor – lamentaram a decisão da maioria de não transformar o OP em impositivo. As emendas tiveram cinco votos favoráveis e 12 contrários.
 

Segundo Igor, o OP representa apenas 0,9% do orçamento da cidade. “Isso não engessa a administração porque é muito pouco, apenas garante que a população tenha suas demandas atendidas.” Ele ainda acrescentou que Macaé é o 21ª município com o maior orçamento do país, com R$ 2,2 bilhões em recursos anuais, e que muitas outras cidades com orçamentos menores conseguem assegurar a execução do OP.
 

O presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), ponderou que o orçamento já inicia o ano bastante comprometido, já que há uma exigência constitucional de destinar 25% para a educação e 15% para a saúde, e mais de 40% está comprometido com o pagamento de pessoal. “Sobra muito pouco para investir em todas as demais áreas, como cultura, esporte, cidadania, políticas sociais, infraestrutura e outros”. Para ele, esse deve ser o motivo do prefeito não conseguir manter, integralmente, os recursos do OP. 

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.