Legislativo propõe parceria com UFRJ para despoluir a Lagoa

Cesinha defendeu a proposição. Audiência nesta quarta-feira (24) também tratará do tema (Foto: Tiago Ferreira)

A Câmara de Macaé aprovou por unanimidade dos presentes, nesta terça-feira (24), o Requerimento 433/2023, do presidente Cesinha (Solidariedade), propondo que o Executivo faça uma parceria com o Nupem/UFRJ para despoluir a Lagoa de Imboassica. “O instituto tem excelentes profissionais para ajudar nosso município a resolver esse problema”.

Segundo ele, o governo “tem feito um grande trabalho”, cobrando a BRK Ambiental, que é responsável pelo saneamento, mas ainda existem pontos problemáticos, principalmente, no Novo Cavaleiros. “É por isso que temos insistido também no quarto termo aditivo ao contrato com a empresa, exigindo a total despoluição da Lagoa”.

O parlamentar pediu que a Procuradoria da prefeitura envie à Casa um projeto de lei estabelecendo que os moradores liguem seu esgoto à rede. E sustentou que a cidade precisa destacar-se em nível estadual e federal também na proteção de seus rios e córregos. Ele ainda comentou investimentos municipais de R$ 20 milhões para sanear o Frade. “Como pôde ser realizada no passado uma Parceria Público Privada (PPA) sem incluir a Serra?”, protestou.

O líder governista Luciano Diniz (Cidadania) reforçou as falas de Cesinha, e lembrou a audiência pública a ser realizada nesta quarta-feira (25), às 18h, que tratará do mesmo tema. “Além do Nupem, que certamente reúne enorme quantidade de informações sobre a Lagoa, estarão presentes membros do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e os presidentes das associações de moradores de diversos bairros”.

Cancelamento de audiência pública

Professor Michel (Patriota) informou o adiamento da audiência sobre o plano de gerenciamento costeiro, que estava previsto para esta terça-feira. “Não será possível por incompatibilidade nas agendas de vários participantes fundamentais para a discussão”, explicou o requerente do evento. A nova data será informada após combinação entre ele e os convidados.

Contas de Dr. Aluízio

Foi aprovado na sessão o Decreto Legislativo 207/2023, da Mesa Diretora, para novo julgamento das contas do ex-prefeito Dr. Aluízio, relativas a 2019. A aprovação abre os prazos para emendas dos vereadores, pareceres das comissões e defesa do prestador.

O governante do município entre 2013 e 2020 teve as contas do penúltimo ano reprovadas pela Câmara, que seguiu parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A rejeição, porém, foi anulada pela Justiça, que atendeu a um recurso do político alegando não ter tido possibilidade de ampla defesa, conforme informou a Procuradoria da Legislativo.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.