Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Outubro Rosa: Legislativo debate desafios para o tratamento do câncer de mama na cidade

Vereadores apresentaram propostas para o tratamento da doença

Dificuldades para a realização de exames e a interrupção de repasse de recursos para o tratamento do câncer de mama foram alguns dos problemas levantados em palestra no Grande Expediente da Câmara Municipal de Macaé, nesta quarta-feira (26). A iniciativa fez parte das ações do Outubro Rosa e foi apresentada pela mastologista Karina Crespo Schueler, com participação de Sávio Mussi, oncologista e diretor do Hospital São João Batista. Tomaram parte, ainda, mulheres integrantes do grupo Renascer Costa do Sol, de apoio a vítimas da doença.

 

O requerimento para a realização da palestra foi feito por Renata Paes (PSC), que solicitou a inversão dos trabalhos, para que o Grande Expediente antecedesse a Ordem do Dia. Segundo Karina, em 2016, 38 mulheres tiveram diagnóstico da doença e 19 foram operadas no hospital, estando as demais na fase de quimioterapia. “Os casos detectados, no município e no país, são 80% por meio do autoexame, pela falta de mamógrafo, o que é um absurdo e uma vergonha diante do mundo”, afirmou Sávio.

 

Karina explicou que os nódulos observados no autoexame já apresentam um tamanho avançado, o que não é o ideal para o tratamento. O ato também foi marcado por depoimentos emocionados das mulheres do Renascer Costa do Sol. “Antecipei a mamografia anual pois, no toque, percebi um caroço. A biópsia confirmou o câncer. Fui operada e graças a Deus não foi preciso retirar a mama”, contou Rosimeire do Nascimento. No caso de Renata Lima, foi necessária a retirada da mama esquerda. “Fiz também quimioterapia e radioterapia. É um processo difícil, mas Deus nos sustenta”.

 

“O câncer tem cura e não é o fim. É o início de uma nova vida. Temos que ir à luta”, disse Juliana Dias, que teve diagnóstico da doença há um ano. O grupo, com doze integrantes, recolhe cabelos em um salão para a confecção de perucas e organiza banco de lenços, para o período da quimioterapia. Providencia, ainda, almofadas para apoio do braço na adaptação pós-cirúrgica, além de, por meio do compartilhamento, ajudar no apoio psicológico às pacientes.

 

Apoio da Câmara devido à carência de recursos e equipamentos

 

“No presente momento, não temos agulhas para fazer biópsia, não estamos podendo fazer a reconstrução mamária porque não há próteses e estamos impossibilitados de realizar a radioterapia no município”, afirmou Karina. Sávio disse que uma audiência realizada em 2013, na Câmara, foi fundamental para o combate ao câncer em Macaé. “Porém, mudanças de prioridade e falta de planejamento conduziram à situação atual, em que os repasses da prefeitura para o hospital foram interrompidos”.

 

Segundo ele, que agradeceu ao presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), o serviço só não foi interrompido porque o Legislativo passou a destinar recursos mensais ao São João Batista. “Começamos a repassar esses valores a pedido do prefeito Dr. Aluízio”, disse o vereador. Alguns parlamentares apontaram saídas como a de cotizarem ou destinarem recursos do Fundo da Câmara para a compra de mamógrafos.

 

Durante a palestra, também discursaram e apresentaram propostas ou fizeram perguntas Nilton César (PROS), o Cesinha, Amaro Luiz (PSB), Maxwell Vaz (SD), Marcel Silvano (PT), Chico Machado (PDT), Igor Sardinha (PRB) e Manoel Francisco (PMDB), o Manoelzinho das Malvinas.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.