Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Requerimento cobra declaração do secretário de Mobilidade Urbana

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">Requerimento pede um posicionamento do secretário de Mobilidade Urbana sobre a Rota 10, na Teixeira de Gouveia.</span>


Um requerimento do vereador Igor Sardinha (PRB), na sessão desta terça-feira (30), trouxe de volta à Câmara a discussão sobre a ciclovia na Rua Teixeira de Gouveia. O requerimento 385/2015 solicita ao secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, que “oficialize” a declaração feita em audiência pública no dia 20 de maio, quando foi aprovado o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (clique aqui para ler a notícia). “As declarações do secretário estão registradas em ata e nos vídeos da TV Câmara. Uma semana depois, o governo anunciou nas redes sociais e no site oficial que implantaria a Rota 10, que inclui a Teixeira de Gouveia”, disse Igor.
 
Segundo ele, a decisão é incoerente com a criação do sistema rotativo de estacionamento. “O sistema foi implantado para ampliar a disponibilidade de vagas e, agora, a Secretaria elimina as vagas de toda uma rua cujos comerciários dependem delas para o acesso dos clientes”. Para o vereador, ser contra a Rota 10 não significa ser contra a ciclomobilidade, que deve ser implantada, porém, respeitando as características de cada local.
 
Igor lembrou que, além da dificuldade para o estacionamento dos clientes, haverá problemas para caminhões realizarem carga e descarga de mercadorias. Luciano Diniz (PT), que presidiu as três audiências públicas realizadas para a discussão do Plano de Mobilidade Urbana, inclusive, uma específica para ciclomobilidade, esclareceu que a Rota 10 envolve outras quatro ruas próximas. “A partir de conversas com o Sindicato dos Comerciários e com a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) estão sendo feitas alterações para diminuir o impacto da implantação de uma ciclovia na Teixeira de Gouveia, como a liberação do estacionamento após às 17h e nos fins de semana”, disse ele.
 
Segundo Luciano, o medo dos comerciantes é semelhante ao que havia quando foi implantado o calçadão na Avenida Rui Barbosa, que hoje é um local de intenso comércio, havendo quem diga que é “um shopping a céu aberto”. O vereador disse ainda que as notícias da implantação da Rota 10 receberam 3 mil curtidas no Facebook. “O Plano vai ampliar de 24 para 68 quilômetros a extensão de ciclovias na cidade, ficando atrás, no Brasil, apenas de Niterói”. Ele alertou para o fato de que as ciclovias vão proteger ciclistas que disputam espaço com os veículos nas ruas.
 
Igor ressaltou que o objeto do requerimento não era a discussão da validade ou não da ciclovia, mas a declaração do secretário na audiência pública de 20 de maio. “O que queremos é que o secretário esclareça para esta Casa o que ele realmente disse na audiência”, concluiu.  O requerimento foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
 
Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.