Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Servidores do HPM denunciam corte abrupto de auxílio alimentação

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">Servidores do&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">HPM pediram o retorno do pagamento do auxílio-alimentação nesta&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Macaé.</span>


A Tribuna Cidadã desta quarta-feira (24) foi utilizada pelos servidores do Hospital Público Municipal – HPM, que denunciaram a interrupção do pagamento do auxílio-alimentação, sem comunicação prévia ou justificativa por parte da Prefeitura da cidade. Maqueiros, assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares administrativos e técnicos de enfermagem estiveram na Câmara de Vereadores de Macaé para pedir o retorno do benefício.
 
Segundo o técnico de enfermagem Vivaldo Azevedo, o presidente da Fundação Hospitalar de Macaé, Leandro Soares, informou que o pagamento do auxílio-alimentação é ilegal, uma vez que os servidores já recebem o auxílio-refeição. “Perdemos R$ 400 e não sabemos como ficará o pagamento no próximo mês. Isso nos preocupa porque causa um impacto financeiro em nosso orçamento familiar”, esclareceu.
 
O maqueiro Everton Freitas relatou que foi colocado um aviso, sem assinatura, no quadro do hospital, no dia 27 de agosto e, no dia 30 de agosto, já foi feito o pagamento sem o benefício. “Foi uma falta de respeito conosco, que estávamos contando com esse dinheiro e não tivemos tempo de nos planejar financeiramente. Além do mais, não recebemos uma explicação convincente até o momento”, desabafou.
 
Igor Sardinha (PT) e Maxwell Vaz (SD) criticaram a postura do governo em retirar esse direito dos servidores e apontaram o colapso financeiro que o município vem enfrentando como causa dessas atitudes extremas. “Não se deve fazer economia no salário dos servidores. O corte tem que ser feito nas assessorias e contratos de serviços milionários”, afirmou Maxwell.
 
Para o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS), o gestor pode rever seus atos a qualquer momento, conforme a realidade apresentada. “De qualquer maneira, o Executivo precisa explicar para os servidores o que está acontecendo.” Ele ainda se comprometeu a falar pessoalmente com o prefeito Aluízio Santos Jr. (PV) e tentar encontrar uma solução pacífica para a questão.

 
Vereadores aprovam requerimento para tentar esclarecer a situação
 
Em resposta às reivindicações dos servidores da Saúde, o vereador Igor Sardinha (PT) solicitou ao Executivo cópia dos pareceres jurídicos que deram sustentação para a interrupção do auxílio alimentação. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes na sessão ordinária, realizada na mesma data.  Ele ainda teve aprovado um pedido de audiência pública sobre o assunto, para o caso da Prefeitura de Macaé não responder os questionamentos dos trabalhadores ou não apresentar uma alternativa para a questão. 

&nbsp;

Jornalista: Adriana Corrêa

 &nbsp;

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.