Transparência em plantão médico e emissão de gases são temas de projetos

Os PLs aprovados foram propostos pela vereadora Iza Vicente, ao fundo (Foto: Ivana Gravina)

Um tema levantado pelo parlamentar Professor Michel (Patriota), ainda no Grande Expediente desta quarta-feira (31) na Câmara de Macaé, coincidiu com um dos projetos aprovados na Ordem do Dia. “Fui chamado ao HPM nesta manhã e encontrei uma criança de dois anos que não teve sua cirurgia concluída porque não havia médico para operar”.

Iza Vicente (Rede) apresentou o Projeto de Lei (PL) 17/2022, que obriga a transparência sobre os plantões da rede pública de saúde. Os nomes dos médicos e demais profissionais, entre outras informações, deverão ser divulgados no site da prefeitura e em placas nas unidades. “É uma proposta já feita pelo ex-vereador Igor Sardinha. Eu fiz algumas alterações e reapresento”.

O presidente Cesinha (Pros) comentou que a iniciativa é importante para melhorar o serviço público. “O cidadão precisa saber. O secretário de Saúde tem que ter pulso firme nessa questão”, acrescentou. Michel sugeriu que o controle do plantão seja feito por tecnologias como biometria e reconhecimento facial.

Neutralização de gases de efeito estufa

Outro projeto de Iza votado favoravelmente foi o PL 61/2022, que prevê neutralizar a emissão de gases de efeito estufa no município até 2050. Considerando a influência dos gases no aquecimento global, que atua também na redução de faixas costeiras, ela alertou: “O mar está avançando em áreas da cidade, como a da Praia do Pecado e no bairro Fronteira, que possivelmente não teremos mais no futuro”.

Iza afirmou que, segundo o Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg), Macaé é a terceira cidade no Estado e está entre as 80 que mais emitem no Brasil. Amaro Luiz (PRTB) questionou. “Respeito o projeto e votarei a favor. Mas precisamos saber se esses dados são confirmados por órgãos oficiais, como o Inea (Instituto Estadual do Ambiente)”.

Edson Chiquini (PSD) afirmou que é preciso cuidado com medidas que impeçam investimentos. “Mas precisamos exigir que as empresas compensem possíveis danos ambientais”. O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) votou a favor, mas disse que o PL deverá ser vetado, pois legisla numa seara federal.

Professor Michel defendeu. “Neutralilzar não significa eliminar”. O vereador do Patriota explicou que é possível realizar iniciativas, como reflorestamento e geração mais eficiente e menos poluente de energia, que compensem os gases emitidos.

Tramitação

Os dois PLs foram aprovados por unanimidade e serão enviados ao Executivo, para serem sancionados, entrando em vigor, ou vetados. Caso haja veto total ou parcial, eles retornam ao Legislativo, que dará a palavra final.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.