Vereadores levam demandas da população ao secretário de Esportes

Marvel foi parlamentar na última Legislatura (Foto: Tiago Ferreira)

Por solicitação de George Jardim (PSDB), a Câmara de Macaé convidou o atual secretário de Esportes do município, o ex-vereador Marvel Maillet, para participar da sessão desta terça-feira (27). O Grande Expediente foi destinado para a apresentação de projetos da pasta. Em seguida, os parlamentares tiraram dúvidas e reforçaram os pedidos da população.

Campeonato Serrano

O apoio à tradicional competição de futebol da Serra foi requerido por três vereadores: George Jardim, Paulo Paes (União Brasil) e Tico Jardim (Pros). Paulo Paes se comprometeu em ajudar no transporte dos atletas e pediu que o secretário estudasse uma maneira de fornecer o serviço de arbitragem – o maior custo da competição.

Marvel informou que há três grandes licitações em andamento: estrutura para eventos, arbitragem e material esportivo, que inclui camisas para os times e medalhas para os vencedores. “Esperamos finalizar ainda esse ano, mas não tenho como prometer ajuda nesta edição. Porém, na próxima já teremos como apoiar. Não apenas o Campeonato Serrano, como também a Copa União e a Liga Municipal Macaense”, disse.

Bicuda

George Jardim ainda pediua oferta de modalidades esportivas para a região das Bicudas, na Serra. “A Secretaria oferece para quase todos os distritos, mas a Bicuda ficou de fora”. Maillet se comprometeu em ir até a localidade fazer uma pré-inscrição para averiguar a adesão entre os moradores.

Bolsa Atleta

Edson Chiquini (PSD), Professor Michel (Patriota) e Guto Garcia (PDT) trouxeram demandas relacionadas ao Programa Bolsa Atleta. Chiquini perguntou sobre como está a prestação de contas por quem recebe o benefício. Michel quis saber se haverá o mesmo incentivo para os atletas de desportos eletrônicos. E Guto solicitou a inclusão dos treinadores no programa.

O secretário respondeu que a prestação de contas hoje é feita mensalmente, quando o atleta apresenta os comprovantes de gastos com pagamentos de inscrições em competições, viagens e material esportivo. Sobre incluir novas modalidades no programa, ele explicou que é necessário que haja competições federadas ou confederadas. Marvel também se mostrou favorável à inclusão de treinadores, embora reconheça que os detalhes precisam ser estudados.

Por fim, ele aproveitou para anunciar que, em algumas semanas, chegará ao Legislativo uma nova lei sobre o programa. A ideia é baixar a idade dos atletas participantes de 12 para 10 anos de idade. “Atualmente, temos 165 contemplados. Em 2023, esperamos ultrapassar 300 atletas beneficiados”, declarou Maillet.

Outras demandas

Rond Macaé (Patriota) solicitou a aquisição de cadeiras para os atletas do basquete sobre rodas, além de incentivo para o futebol feminino. Já Reginaldo do Hospital (Podemos) fez uma defesa dos adeptos do Wheelie – manobras e acrobacias sob duas rodas – que não possuem lugar apropriado para a prática esportiva na cidade. Ele também cobrou suporte para as escolinhas de futebol nas comunidades.

Em seguida, foi a vez de Iza questionar sobre o fim da reforma do Ginásio Municipal e o transporte para os atletas participarem das competições no município. Por fim, o presidente Cesinha (Pros) reivindicou uma cessão de uso de espaço ao Executivo, a fim de viabilizar os treinos do futebol profissional.

De acordo com o secretário de Esportes, a previsão de entrega do ginásioé fevereiro de 2023. Para o próximo ano, ele acredita que também já terá sido concluído o processo de aluguel das duas vans que devem contemplar a demanda por transporte dos atletas. Quanto ao futebol profissional, ele crê que o prefeito atenderá. “Se houver espaço, acho que ele cederá para o Serra Macaense, o Independente e o Macaé Esporte treinarem”, concluiu Marvel.