Vereadores pedem correção de desconto indevido pela Macaeprev

Parlamentares querem fim de contribuições não consideradas na aposentadoria (Foto: Tiago Ferreira)

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Macaé, o Requerimento 210/2023, do presidente Cesinha (Solidariedade). O documento solicita adequação da legislação para que a produtividade dos fiscais da prefeitura também seja levada em conta pelo Instituto de Previdência Social de Macaé (Macaeprev), na hora de calcular a aposentaria desses servidores.

Segundo o autor da proposta, o percentual de contribuição previdenciária dos fiscais da prefeitura de Macaé era recolhido não apenas sobre o salário, mas também sobre a produtividade. Porém, atualmente a legislação impede que os valores descontados sobre a produtividade sejam considerados no cálculo da aposentadoria. “Há fiscais que tiveram abatimentos por 30 anos e agora não têm direito de receber aposentadoria que inclua esses valores, tampouco receberam o dinheiro de volta”, justificou Cesinha.

Guto Garcia (PDT) acrescentou que o mesmo acontece com os professores e auxiliares de serviços escolares que recebem regência pela atuação em sala de aula. “Se não vale para o cálculo da aposentadoria, a Macaeprev deveria parar de descontar percentual sobre a regência e devolver o que foi retido”.

Paulo Paes (União Brasil) lembrou que os servidores que possuem cargo comissionado também têm abatida a contribuição previdenciária sobre o vencimento e sobre o cargo que possuem. Entretanto, somente o percentual descontado do salário é considerado na aposentadoria. “Se não pode levar para a aposentadoria, por que abater também do valor referente ao cargo comissionado?”, indagou.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.