Vereadores pedem melhorias na saúde de Macaé

Iza Vicente (foto) e Rafael Amorim foram os autores dos requerimentos (Foto: Tiago Ferreira)

Dois dos requerimentos aprovados na sessão desta terça-feira (27), na Câmara Municipal de Macaé, foram em prol do Programa de Atenção Domiciliar Terapêutico (PADT). O serviço de saúde visa proporcionar atenção básica para pacientes acamados ou restritos ao domicílio. No entanto, de acordo com a vereadora Iza Vicente (Rede), o programa não vem conseguindo atender a demanda devido à falta de suprimentos e veículos para o deslocamento da equipe multidisciplinar que realiza os atendimentos.

Por esse motivo, a vereadora pediu transparência no fornecimento de insumos (Requerimento 10/2024) e esclarecimento sobre o motivo do PADT possuir apenas um carro para atender toda a área urbana da cidade (Requerimento 09/2024). “Venho recebendo muitas reclamações de pessoas que não estão conseguindo assistência desse serviço, que é essencial para as famílias com idosos e pacientes acamados que não podem pagar por um home care (atendimento multidisciplinar domiciliar)”.

De acordo com Iza, com apenas um veículo não é possível atender todos os pacientes inscritos no programa. Ela pediu solução para o problema, assim como para a falta de insumos básicos, como fraldas geriátricas e materiais de higiene e limpeza. “Só quem tem enfermos em casa em situação extrema sabe a importância de ter esse serviço operando e funcionando bem”, declarou.

A parlamentar ainda lembrou que não é somente o PADT que sofre com a falta de transporte para levar atendimento a quem precisa. “A equipe de saúde mental volante enfrenta a mesma dificuldade na Região Serrana”, acrescentou pedindo providências aos gestores da Saúde.

Podologia

Ainda foi solicitado ao Executivo informações sobre o atendimento em podologia no Centro de Referência ao Diabético (CRD). “Meu objetivo é estruturar uma proposta de saúde focada na prevenção da diabetes e outras doenças”, explicou Rafael Amorim (PDT), autor do Requerimento 37/2024.

Secretários no Legislativo

Luciano Diniz (Cidadania) também teve um requerimento relacionado à saúde aprovado. Ele solicitou a cessão do Grande Expediente – momento que antecede a discussão e votação das propostas dos parlamentares – para a apresentação dos gestores da pasta. O comparecimento do secretário de Saúde, Alexandre Cruz, da secretária de Atenção Básica, Natalia Pires Antunes, da secretária de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende Tebaldi, e do coordenador Luan Cruz de Melo está prevista para terça-feira, 5 de março, às 10h.

Dengue

Paulo Paes (União Brasil) e George Jardim (PSDB) solicitaram a ampliação do serviço realizado pelo carro fumacê nos bairros de Macaé e Região Serrana. Eles mencionaram o aumento do número de infectados e a lotação dos leitos nas unidades de saúde do município. Como forma de amenizar a situação, propuseram o aluguel de veículos fumacê, além da utilização de drones pulverizadores para controlar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.