Legislativo busca valorização profissional e melhorias para a Serra

Foto: Tiago Ferreira

Os vereadores aprovaram autorização para o Executivo alterar o orçamento (PL 4.987/2023) e pagar o novo piso dos profissionais da enfermagem. A votação unânime aconteceu na sessão desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Macaé. Foi necessária a abertura de crédito adicional especial valor de R$ 6.307.517,97 (Projeto de Lei 36/2023) para esta finalidade. Esse recurso será remanejado do excesso de arrecadação, que superou o previsto para o ano.

O presidente Cesinha (Solidariedade) destacou o esforço do Legislativo para solucionar a questão. “Esse dinheiro não estava previsto no orçamento de Macaé. Por isso, quando o governo federal aprovou o novo piso, gerou um grande impasse. Mas a Câmara reconhece a importância desses profissionais e vem fazendo o seu papel ao aprovar essa lei com agilidade”.

Outra categoria lembrada na sessão foi a do magistério. Um requerimento de Iza Vicente (Rede) pediu adequação salarial ao piso da categoria para os ‘professores A’. “Os demais professores da rede já recebem o piso, mas precisamos garantir esse direito a todos”.


Região Serrana

Ainda foram aprovados requerimentos e indicações voltados para a Região Serrana. A vereadora Iza solicitou que a obra na Feira de Artesanato CriaSana, no Sana, seja realizada por etapas, a fim de não fechar por completo o espaço. “Recebemos a notícia da reforma com alegria, mas fechar o local por três meses vai impactar muito a renda dos artesãos que vivem do comércio dos seus produtos”, justificou.

Professor Michel (Patriota) parabenizou a autora do requerimento e informou que não haverá interrupção das atividades comerciais, pois serão montadas tendas em local próximo até a finalização das obras. “O secretário Leandro Mussi me tranquilizou que eles serão remanejados nesse período”. Tico Jardim (Solidariedade) e George Jardim (PSDB) também defenderam o requerimento.

Cesinha, Paulo Paes (União Brasil) e Tico Jardim ainda tiveram aprovada uma indicação conjunta para a pavimentação asfáltica, reforma nas baias e revitalização do Parque de Exposição de Córrego do Ouro. Tico lembrou que a chuva causou transtorno ao público que compareceu ao último evento realizado no espaço. “Havia muita lama, o que dificultou o deslocamento e a permanência no local. Gostaríamos de proporcionar algo melhor para a população”, disse.

Cesinha aproveitou para anunciar a realização da Expo Serra, prevista para acontecer já no final de outubro. “É o único espaço capaz de receber eventos dessas proporções na região. Mas por ainda ser todo de terra batida, sempre que chove o acesso fica complicado”.

Tico ainda apresentou o Projeto de Lei (PL) 62/2023, para a inclusão da Festa e do Trilhão de Crubixais ao calendário oficial do município, aprovado por unanimidade.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.