Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Reajuste anual e moradores de rua são temas da Tribuna Cidadã

Tribuna Cidadã acontece na última quarta-feira de cada mês

 

O reajuste salarial e outras situações relativas aos vencimentos dos servidores, além da assistência aos moradores de rua foram os temas da Tribuna Cidadã na Câmara Municipal de Macaé, nesta quarta-feira (25). A tribuna antecedeu a sessão ordinária e foi presidida pelo vereador Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto. Primeiro a falar, o guarda municipal Jorge André de Brito Coutinho abordou a questão do dissídio.

 

“Sabemos que o sindicato dos servidores protocolou dois ofícios com reivindicações na prefeitura, mas não chamou a categoria para conversar”, disse ele, referindo-se ao fato de que ainda não foi informado se haverá reajuste em 2016. Brito pediu aos vereadores para procurarem o sindicato e também o prefeito, solicitando que a discussão sobre o dissídio seja aberta aos funcionários.

 

O assistente de administração e logística Leandro Neves da Fonseca, que também fez uso da palavra, afirmou que os servidores têm direito à revisão anual dos vencimentos. Entre outros problemas ligados à remuneração, ele citou a situação dos trabalhadores lotados no mesmo cargo que ele. “Há dois anos esperamos uma promoção a que temos direito”.

 

Já o técnico de enfermagem Marco Antonio da Silva Gomes disse que até 2014 os servidores sempre sabiam, em maio, qual seria o reajuste. “No ano passado, só soubemos em julho. E até hoje não recebemos o reajuste de maio e junho”. Segundo ele, progressões não dadas atingiram cerca de R$ 800, enquanto os reajustes dos últimos três anos totalizaram R$ 514.

 

Moradores de rua

 

Edvaldo Santos, coordenador do Centro Pop, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, falou na Tribuna Cidadã para apresentar os trabalhos realizados. Ele informou que as pessoas em situação de rua têm a oportunidade de se alimentar, tomar banho e guardar seus pertences, além de pernoitar na Pousada da Cidadania.

 

“Lá, elas também têm acesso a políticas públicas de inclusão, com a possibilidade de encaminharem currículos, conseguirem moradia e, caso desejem, serem ajudadas a retornar para seus municípios de origem”, acrescentou. Os vereadores Igor Sardinha (PRB), Maxwell Vaz (SD), Welberth Rezende (PPS) e Chico Machado (PDT) também participaram da Tribuna Cidadã.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.