Cadastrados no SUS em Macaé são quase o dobro da população

Os vereadores ouviram e fizeram perguntas aos gestores da Saúde por mais de duas horas (Foto: Tiago Ferreira).

A população macaense é de cerca de 266 mil, segundo o IBGE, e os atendidos pelo SUS no município chegam a 400 mil, devido aos inscritos de cidades vizinhas. O alerta foi dado pela secretária adjunta de Atenção Básica da Saúde, Natália Antunes, no Grande Expediente da sessão do Legislativo nesta terça-feira (27). “Não conseguiremos atender tanta gente”, afirmou ela.

Segundo Natália, 54 novos cartões do SUS são cadastrados por dia. A enfermeira falou durante a apresentação da pasta, a convite de Paulo Paes (União Brasil). De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, Macaé voltou a integrar o Conselho de Secretários Municipais da Saúde depois de 15 anos. “Estamos orientando os municípios da região sobre como não demandar tanto de nós”.

Ele destacou vários novos equipamentos da secretaria, já em funcionamento ou a serem implantados em breve: polo de oncologia, centro de atendimento a hipertensos e diabéticos, além de unidade de nutrição e alimentação especial. “Queremos fazer do Hospital da Serra uma referência no tratamento da obesidade”.

Já a secretária adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, ressaltou a otimização no atendimento das emergências, evitando que pacientes graves esperem nos corredores das unidades. Ela lembrou o mutirão de cirurgias na Região Serrana: “Zeramos a fila de espera para os casos de vesícula e já planejamos outro”. A gestora também mencionou a digitalização e a atualização dos prontuários.

Problemas com cirurgias e exames

Paes perguntou sobre a insuficiência nas operações para endometriose – inflamação no aparelho reprodutor feminino. “Elas fazem parte de um convênio com o Estado. Estamos em contato com os responsáveis pela parceria para resolver esse problema”, respondeu a médica.

O presidente Cesinha (Solidariedade) cobrou a realização de mais colonoscopias – exame que detecta lesões no sistema digestório. Natália informou que um dos dois aparelhos quebrou e houve problemas com a terceirização deles, mas que a situação já está encaminhada e logo os procedimentos voltarão ao ritmo normal.

Os três secretários falaram por mais de duas horas. Confira a íntegra da sessão e o resumo da Ordem do Dia, com a votação das matérias.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.