Câmara retoma sessões ordinárias com presença do prefeito

O presidente Cesinha e Welberth valorizaram a harmonia entre o Legislativo e o Executivo

A Câmara Municipal de Macaé retomou nesta terça-feira (19) as sessões ordinárias, após o período de recesso, em que todos os gabinetes e setores da Casa funcionaram normalmente. O presidente Cesinha (Solidariedade) abriu os trabalhos, anunciando a presença e dando a palavra ao prefeito Welberth Rezende (Cidadania).

Cesinha falou da harmonia entre Executivo e Legislativo na realização dos investimentos no município. “É um avanço no respeito entre os Poderes”. Welberth utilizou os 50 minutos reservados no Grande Expediente. Começou ressaltando a importância da Câmara para a democracia, e prosseguiu falando sobre a atuação de seu governo contra a pandemia.

Entre outras políticas públicas, comentou obras em equipamentos como o Estádio Municipal, Parque de Exposições, Mercado de Peixes e o HPM. Falou da macrodrenagem das águas da chuva para enfrentamento de enchentes. “Aviso que vamos precisar fechar a Rua Télio Barreto para instalar duas bombas capazes de bombear 5,5 mil litros de água por segundo”. Com relação ao Centro de Referência para as Pessoas com Deficiência (PcD), cobrado por Cesinha, o prefeito afirmou que deverá ser entregue ainda em 2024.

Falas dos parlamentares

Primeiro vereador a falar, Edson Chiquini (PSD) solicitou que as PcD sejam incluídas no programa da Moeda Social. Iza Vicente (Rede) frisou a importância do Auxílio para as Mulheres Vítimas de Violência e pediu a realização de concurso público para servidores municipais.

Reginaldo do Hospital (Cidadania) reivindicou intervenção do governo para que macaenses possam se capacitar com o Treinamento em Escape de Helicópteros Submersos em Águas Tropicais (T-HUET na sigla em inglês). Guto Garcia (PDT) abordou a necessidade do aumento da carga horária dos professores, pois a demanda é grande e os processos seletivos não estão conseguindo atrair novos profissionais.

Ações emergenciais de urbanização foram solicitadas por Rond Macaé (Cidadania) para a Piracema. O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) destacou que todas as emendas impositivas dos vereadores vêm sendo contempladas no orçamento. E lembrou a importância das cinco frentes parlamentares que, em parceria com o Executivo, contribuem para melhorias na saúde, urbanismo, meio ambiente, serviços, economia e turismo.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.