Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Plenário aprova remanejamento para pagar comissionados e contratados

A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta quarta-feira (29), os Projetos de Lei do Executivo (PLE) 038/2017 e 039/2017, que remanejam verbas de infraestrutura e dos royalties do petróleo para despesas com pessoal. Uma emenda constitucional de 2016 foi o argumento dos parlamentares governistas diante do impedimento do uso de royalties para folha de pagamento.
Paulo Antunes (PMDB) foi o primeiro a defender: “A emenda 93/2016 permite ao governo desvincular até 30% de recursos de fundos como os vindos do petróleo quando houver necessidade”. O líder da bancada, Márcio Bittencourt (PMDB), discursou em seguida. “Os servidores estão sofrendo muito e não podemos prejudicá-los ainda mais”.
Os dois PLEs destinam para pagamento de funcionários comissionados e contratados aproximadamente R$ 2,1 milhões. Os vereadores da oposição criticaram a urgência com que as proposições foram votadas. “Esses projetos chegaram à Câmara ontem (28) e já estão sendo votados hoje. Eu penso que seria necessário retirá-los para analisá-los melhor”, argumentou Maxwell Vaz (SD).
No debate, foi mencionada a visita do controlador-geral do município, Luiz Carlos Cunha, à Casa, para solicitar aos vereadores votações favoráveis. Segundo o líder da oposição, Marcel Silvano (PT), não é válido o argumento de que os servidores ficariam prejudicados se não houvesse aprovação. “O controlador afirmou que o pagamento do 13º salário já estava garantido”.
Precedente grave
Marcel afirmou, ainda, que lançar mão de verbas resultantes do petróleo abre um grave precedente. “São recursos que devem destinar-se apenas a investimentos no município e não a despesas com pessoal”. O remanejamento de valores previstos para a infraestrutura também foi criticado. “Esse dinheiro devia ser investido para a macrodrenagem de bairros que estão sendo prejudicados pela chuva”, disse Luiz Fernando (PT do B).
Os dois projetos tiveram votação empatada em 8 a 8. Os votos de minerva, favoráveis, couberam ao presidente Eduardo Cardoso (PPS).

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.