Câmara celebra o 17 de maio, Dia Municipal de Combate à LGBTfobia

Iluminação especial homenageia a causa na sede do Legislativo (Foto: Divulgação)

Iza Vicente (Rede), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Macaé, falará na sessão desta terça-feira (17) sobre o Dia Municipal de Combate à LGBTfobia, instituído pela Lei 4.759/2021, de sua autoria. Nessa data, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade uma doença.

A Acontece Arte e Política LGBTI+ e o Grupo Gay da Bahia registraram 237 mortes, entre homicídios e suicídios, de LGBTs em 2020 no Brasil. Diferentes fontes nacionais e internacionais apontam o país como um dos mais violentos com essas pessoas. “Em uma sociedade tão preconceituosa e cruel com quem é diferente, é uma vitória poder celebrar a decisão da OMS”, comemora Iza.

Apoio do Legislativo

O Legislativo macaense manifesta seu apoio à causa, mantendo desde a semana passada uma iluminação especial com as cores do arco-íris, que representam a beleza e a luta LGBTQIA+. “Estou muito feliz com o ato simbólico de iluminar a Câmara com as cores da diversidade”, acrescentou a vereadora.

Como parte das atividades do dia 17, será mantido, de 9h às 17h, um estande, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, na Avenida Rui Barbosa, Centro da cidade, com pessoas disponibilizando materiais e conscientizando sobre o respeito e a empatia que devem ser comuns a todos.

As políticas públicas e a homofobia foram discutidas na Câmara em audiência pública, e o PL que criou o Dia Municipal de Combate à LGBTfobia foi aprovado no dia 14 de julho, ambos no ano passado.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.