A parlamentar e procuradora da Mulher de Macaé, Iza Vicente (Rede), participou na terça-feira (22), do IV Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, que aconteceu em Brasília, na Câmara dos Deputados. Ela representou o Legislativo macaense que, em 2022, criou a sua própria Procuradoria da Mulher. O órgão foi instituído pela Lei 4.902/2022 com o intuito de ampliar a participação das mulheres na política, além de encaminhar denúncias de violência contra elas às autoridades competentes.
O encontro teve como objetivo a troca de boas práticas, conexões e fortalecimento da rede de proteção à mulher. Macaé foi o único município do Estado do Rio a ter representação no encontro. “Ouvimos membros do Judiciário sobre o combate à violência política de gênero, assim como iniciativas que podemos replicar em nossa cidade”, comentou a vereadora Iza.
Um dos exemplos de trabalhos realizados em Macaé, relatado por Iza no encontro, foi o curso de Formação de Lideranças Femininas, que aconteceu este ano na Câmara e recebeu 285 inscrições – um fomento à participação política.
Um ano de Procuradoria da Mulher
As Procuradorias da Mulher no Legislativo são órgãos institucionais que visam zelar pela participação política feminina, fiscalizar e cooperar com políticas públicas de proteção à mulher. Em Macaé, o órgão foi instituído há cerca de um ano e, nesse período, realizou diversas atividades, palestras e atendimentos.